Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FAMÍLIA: CASAMENTO


O casamento faz parte do projeto inicial de Deus para a humanidade. Mesmo antes da criação do homem, Deus já criava os animais em pares. O propósito do Pai era dar ao homem a plenitude da realização do coração do homem. No entanto, Deus estabelece leis e diretrizes que devem ser seguidas pelo homem para esse fim.  A palavra mais conhecida sobre a família encontra-se no Salmo 128. Neste trecho da Bíblia, Deus nos garante que, se formos tementes ao Senhor e realizarmos nossos planos segundo a Sua vontade, nossa família será muito abençoada e tudo dará certo em nossa vida.
O Salmo 128 nos diz que: Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você. Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas.Quem teme ao Senhor certamente será abençoado assim. Que, do monte Sião, o Senhor o abençoe! Que, em todos os dias da sua vida, você veja o progresso de Jerusalém! E que você viva para ver os seus netos! Que a paz esteja com o povo de Israel!
Como podemos ver, existem algumas particularidades e características reveladas por Deus para todas as nossas famílias. Vamos analisar alguns aspectos:
1) Ser FELIZ: A principal razão pelo qual duas pessoas que até pouco tempo nem se conhecia se unirem, em nome de um sentimento chamado de amor, sem sombra de dúvida é a busca da felicidade. Ser feliz no casamento é uma das promessas de Deus, no entanto, muitos se esquecem que o próprio Deus deve fazer parte desse casamento. Devemos ter em mente que na matemática do casamento, 1 + 1 = 3. Somente quando Deus assumir a posição de terceira pessoa do casamento, é que encontraremos a plena felicidade.
2) Tudo dará CERTO: Acredito ser esse os sonhos que todos os casais alimentam no coração, não ser dependente de outrem, que sejam plenamente felizes, e que tudo vá bem na sua caminhada, e isto é possível, desde que o homem tema a Deus e andem nos seus caminhos. Os caminhos estabelecidos por Deus são perfeitos e fáceis de caminhar. Por exemplo, alguns dos caminhos que devemos andar.
I) AMAR: Amar o cônjuge do jeito que a pessoa é, sem criticá-la, nem exigir, mas servindo de exemplo, e demonstrando o seu próprio amor, como diz apóstolo Paulo em efésios 5.28, "O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo", No mesmo contexto, Paulo confirma seu conselho no versículo 33, "Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido".
II) HUMILDADE: Essa característica deve fazer parte do cônjuge, "não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios;mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos" (Fp. 2.3). Vejamos o exemplo do próprio Senhor Jesus em FP. 2.6-7, "Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz".
III) ORAÇÃO: São caminhos que o casal deve trilhar, para manter seu relacionamento constante com Deus, pois dependemos Dele para tudo, e a Bíblia diz em Salmos 127.1A, "Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la". Então precisamos de Deus em nosso casamento para que a nossa casa seja realmente estabelecida.
IV) COMUNICAÇAO: É de suma importância no relacionamento, porque só assim ambos podem expressar seus sentimentos de tristezas e alegrias e compartilhar tudo da vida.

Portanto amados, esses caminhos que Deus estabelece para os casais devem ser trilhados por nós mesmos, para sermos feizes e tudo ir bem. Lembremos que o crente que tem intimidade com Deus, que se santifica a dim de agradar ao pai, ele tem visão de águia e sempre é avisado quando o inimigo se aproxima, e pode se armar contra ele. Quando dobra seus joelhos e clama, Deus responde por que Ele não resiste ao clamor de um fiel e somente assim seremos mais que vitoriosos em nosso casamento.

Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus.

Amém.

Bibliografia:
Bíblia Sagrada Digital Glow - Nova Tradução na linguagem de Hoje (NTLH)
Pr. Raul Cavalcante Batista (http://www.apazdosenhor.org.br/)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário