Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ESTUDO BÍBLICO: CORNÉLIO – Um homem que buscava a Deus


CORNÉLIO – Um homem que buscava a Deus

Texto Base: Atos 10
Versículo Central: At. 10.2. “Ele era um homem religioso; ele e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus.

Certamente aconteceram diversas histórias de conversões que não foram retratadas ou registradas no livro de Atos. Lucas, inspirado por Deus, faz questão de relatar o novo nascimento (Jo. 3.3) do centurião romano chamado Cornélio.
Qual a real razão que existiu naquele contexto para que Lucas registrasse esse fato? O que tinha Cornélio de tão especial? Que fato tão relevante existiu por traz dessa história?
Vamos analisar alguns fatos que poderão esclarecer estes questionamentos citados. Entendamos o contexto que encontramos em Atos 10.
Cornélio era um centurião do Império Romano, ou seja, era um oficial que comandava um grupo de cem soldados do exército romanos. O Império Romano era a então força política de toda aquela região. Era um Império que subjugava a tudo e a todos que estavam sendo conquistados por eles. Um de seus maiores expoentes para suas conquistas era exatamente a força e organização de seu exército e, o grande responsável de manter essa harmonia era o centurião.
Poderíamos imaginar que um homem para se tornar um centurião precisava possuir algumas características peculiares:
1)   Possuir “mãos de ferro”;
2)   Ser fiel ao Imperador;
3)   Não se relacionar afetiva ou moralmente com os dominados;
4)   Manter o domínio do Império;
5)   Deter o poder e o respeito por meio da força.
Assim era o perfil do centurião Cornélio. No entanto, a Bíblia nos mostra outras características que o diferenciava dos demais centuriões romanos. Ele era religioso e todas as pessoas de sua casa adoravam a Deus. Além disso, ele ajudava os judeus pobres e sempre orava a Deus (At. 10.2).
Isso fez toda a diferença para esse homem. A Bíblia revela que um certo dia, enquanto Cornélio orava ao Senhor, lhe apareceu um anjo de Deus que faz uma das maiores esperanças do crente. O anjo disse: “Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você.” (At. 10.4). Ele continua dizendo que mandasse uns de seus homens buscar a Pedro que estava em Jope (At. 10.5).
Aqui começa dois mistérios bíblicos que caracterizam o verdadeiro amor de Deus para com a criação. Vejamos:
1)   Mesmo sendo Cornélio um homem religioso, ele não conhecia ainda o Senhor Jesus e não O tinha como seu Salvador. Ainda assim, Deus recebeu suas orações e não o esqueceu, tudo por causa de suas boas obras junto aos pobres (At. 10.4).
Isso nos mostra que a ação social da igreja é fundamental para mover a íntima compaixão de Deus. As obras sociais estão ligadas diretamente ao desejo de diminuir a injustiça social que Deus tanto ordena em toda a Sua Palavra.
Essas ações sociais realizadas por Cornélio abriu as portas e diminuiu a distância entre ele e Deus a ponto de Deus enviar um de seus anjos, especialmente para Cornélio e revelar a ele que todas as suas orações chegaram aos Ceús e foram aceitas por Deus. Dessa forma estava muito perto de ser completada a única lacuna que faltava na vida do Centurião. Com a chegada de Pedro, o anúncio e a revelação do amor, da vida, da morte, da ressurreição e da salvação por meio de Jesus Cristo estaria completa e sua vida seria transformada definitivamente.
Vocês conhecem a mensagem que Deus mandou ao povo de Israel, anunciando a boa notícia de paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vocês sabem o que aconteceu em toda a terra de Israel, começando na Galileia, depois que João pregou a sua mensagem a respeito do batismo. Sabem também como Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que eram dominados pelo Diabo, porque Deus estava com ele. Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra de Israel, inclusive em Jerusalém. E depois o mataram, pregando-o numa cruz.
Pedro continuou: — Porém Deus ressuscitou Jesus no terceiro dia e também fez com que ele aparecesse a nós. Ele não foi visto por todo o povo, mas somente por nós, que somos as testemunhas que Deus já havia escolhido. Nós comemos e bebemos com ele depois que Deus o ressuscitou. Jesus nos mandou anunciar o evangelho ao povo e testemunhar que ele foi posto por Deus como Juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que creem nele recebem, por meio dele, o perdão dos pecados.” (At. 10.36-43).
Estavam naquela casa, além de seus donos, todos os melhores amigos e amigos mais íntimos de Cornélio e todos os seus servos. Todos estes escutavam a pregação de Pedro. E estando ainda o Apóstolo a falar, todos receberam o Espírito Santo e todos foram cheios e todos falavam      em línguas estranhas e todos louvavam grandemente a Deus (At. 10.44-45).
2)   Sendo Cornélio um romano, as leis judaicas não permitiam amizades com os “não judeus” e Pedro conhecendo muito bem esse fato, não queria aceitar o convite de Cornélio para ir ter com ele em sua casa. No entanto, antes dos enviados de Cornélio chegar à casa de Simão, o curtidor de couro, que morava a beira do mar, em Jope, Pedro foi orar e Deus, em visão, revela o que iria acontecer e que Pedro deveria ir a Cesareia.
Na visão, Deus mostrava como que um grande lençol cheio de todos os tipos de animais de quatro patas  e que se arrastam pelo chão e aves. E Deus mandava a Pedro matar e comer a todos os animais. Pedro questionou com Deus e disse que jamais comeu coisa alguma impura.
Porém, quando Pedro chegou a casa de Cornélio e viu toda aquela multidão que o esperava, ele entendeu que não poderia fazer nenhuma acepção de pessoas e não poderia considerar a ninguém de impuro ou sujo (At. 10.28), pois ele entendeu que aquele chamado tinha sido realmente de Deus e ele foi de bom grado (At. 10.29).
Quando o próprio Cornélio explicou o que tinha acontecido, desde a aparição do anjo do Senhor até aquele momento, Pedro entendeu todo o mistério. No início de sua pregação, Pedro revela que: “Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça.” (At. 10.34-35).
Deus mostra que Seu amor é impessoal e independe de etnia, raça, cor, sexo etc, quando encheu a todos os que ali estavam com o Espírito Santo. Outros judeus que acompanharam Pedro desde Jope até Cesareia, ficaram surpreendidos como os “não judeus” também tinham recebido o poder e o revestimento do Espírito Santo (At. 10.45).
Esse trecho bíblico nos mostra que Deus ama a todos os povos e que Seu desejo é que todos aceitem o sacrifício vicário de Jesus Cristo e com isso alcancem sua salvação e que a ação social toca diretamente ao coração de Deus e isso nos abre as portas das bênçãos.
Portanto, é nossa obrigação, enquanto cristão, fazer a ação social de forma constante e não fazer distinção entre pessoas.
Que o Senhor nosso Deus possa continuar nos abençoando.
Amém!!  

24 comentários:

  1. Muito Bom, parabéns pela postagem explicativa.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito bom, que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!
    Sou cantora evangélica, mas pela misericórdia de Deus estarei hoje levando a mensagem do Senhor em um culto de rua aqui em Caruaru-PE e estarei mergulhando em Atos 10 e achei muito pertinente para este momento esta postagem.Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  4. Pedro mesmo tendo andado com Jesus não havia entendido a plenitude do amor de Deus para com todos os homens. Um amor que rompeu o véu da separação, da religião e da política. Todos quanto hoje creem em Jesus são aceitos. Ainda que tateando Deus os deixa encontra-lo. Cornélio teve o privilégio de receber um anjo que trazia a mensagem do Criador e foi bem aventurado ele e sua casa. Amém a todos.

    ResponderExcluir
  5. Com quem a igreja de hoje se parece com pedro cristão e religioso ou com cornelio religioso e não cristão.

    ResponderExcluir
  6. Com quem a igreja de hoje se parece com pedro cristão e religioso ou com cornelio religioso e não cristão.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus lhe abençoe sempre, sua pastagem me fez entender muito mais sobre essa passagem.

    ResponderExcluir
  8. Que Deus lhe abençoe sempre, sua pastagem me fez entender muito mais sobre essa passagem.

    ResponderExcluir
  9. Só uma observação,a pagina assim escura cansa a visão , deixando assim uma leitura cansativa .
    Será que não pode clarear um pouco
    obrigado
    esse blog é uma benção.

    ResponderExcluir
  10. SEUS ESTUDOS TEM ME AJUDADO MUITO EM MINHAS AULAS NA EBD! TAMBÉM SOU PROFESSOR. DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TERESINA PI, QUE Ó SENHOR JESUS CRISTO TE ABENÇOE TU É TODA À TUA CASA.

    ResponderExcluir
  11. Estou estudando sobre a conversao de Cornelio, foimuito bom encontrar esse estudo.
    tambem peço se possivel mude a com do fundo, pra o preto nao fica bom.
    obrigado

    ResponderExcluir
  12. sendo assim encontramos ama passagem muito rica onde deus ocasiona um encontro de cornélio e o apostolo Pedro, quebrando alguns paradigmas, em relações e trazendo lus para os que estão em trevas.

    ResponderExcluir
  13. Maria Madalena 20 de julho de 2o18muito bom o estudo Deus abençoe

    ResponderExcluir
  14. Muito bom bem explicativo,que Deus abençoe vc é q vc seja cada vez mais usado pelo Senhor com muita sabedoria.Parabéns pelo estudo!!

    ResponderExcluir
  15. Achei muito claro e coerente , ministrarei sobre essa palavra e pra mim foi muito bem aproveitado o seu comentário.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Essa passagem é muito importante pra quem está estudando a palavra muito bem explicado Deus abençoe

    ResponderExcluir
  17. Belíssimo estudo vou vê mais ainda Deus o abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a espricacao ,que o espírito santo , continue te dando sabedoria.em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir